Paris é a cidade mais famosa da Europa e um dos principais destinos turísticos do mundo. O bom é conhecê-la sem pressa, pelo menos 1 semana pois em Paris o tempo anda devagar e o bom é ter tempo para contemplar tantas coisas lindas!
Paris tem o formato de um caracol e está dividida em 20 bairros numerados, os chamados arrondissements. Quanto mais baixo o número, mais centralizado é o ponto de interesse.
Para se ter uma ideia, o primeiro arrondissement engloba a área do Museu do Louvre e em torno da Catedral de Notre Dame. Além disso, o famoso rio Sena, sempre repleto de barcos turísticos em toda a sua extensão, também corta a cidade em duas partes: a margem direita (Rive Droite) – considerada a mais sofisticada, por sinal – e a margem esquerda (Rive Gauche). O bairro que mais gosto é Saint Germain du Prés , fica na Rive Gauche, mas tem outros lugares incríveis tbém como o Marais, Montparnasse e a Região do Louvre.
Estive 12 vezes em Paris e pra mim o melhor jeito de visita-la é a pé e de metrô.
Com 14 linhas, o metrô parisiense funciona muito bem, dá pra ir a todo lugar. Cada linha do metrô tem uma cor e é muito fácil consultar pois em cada estação tem um cartaz com as estações de cada linha… O aplicativo da RATP para celulares e tablets é rápido e prático para consulta das linhas. Baixe-o; ele é essencial. A linha principal é a linha 1 , ela passa pelo Louvre, pela Rue de Rivoli e pela Champs Elysée…A Champs Elysée tem 3 estações, 1 no começo, outra no meio e outra no fim são estas: Champs Elysee Clemenceau, Franklin Roosevelt e George V (ao lado do Arco do triunfo).
Existem tbém os RER, que são os trens que fazem conexão com o metrô e que levam a lugares mais distantes como o Palácio De Versailles e a Eurodisney. Os RER s são divididos em letras, A, B E C.
Confira também: